top of page

Soft Skills e Hard Skills

O mercado de trabalho, atualmente, vem sofrendo diversas modificações e é impossível deixar de notar que os processos para a conquista de um novo emprego vêm sendo cada vez mais exigentes e competitivos. Um bom exemplo, onde estas diferenças aparecem na prática, na hora de avaliar um candidato, são os novos termos e as diferentes competências avaliadas hoje em dia. Dentro delas, não podemos deixar de citar as “Soft Skills” e as “Hard Skills”. Você sabe o que estes termos significam? Nós, do Instituto Ludwig & Poloni, iremos explicar, através deste texto, um pouco do significado destes conceitos no nosso meio.

Compreender o que estes dois termos significam representa entender um pouco mais de como os processos seletivos funcionam e o que você precisa fazer para melhorar seu desempenho nestas ocasiões. De maneira geral, podemos exemplificar estes termos como as habilidades que uma pessoa possui, porém em diferentes áreas e aspectos pessoais. Ao longo do texto, iremos diferenciá-las representando seus conceitos de uma maneira didática para que você possa aplicar estes conhecimentos em seu desenvolvimento profissional e pessoal.

As Hard Skills representam, de modo geral, o conhecimento técnico que uma pessoa possui. São as “skills” (palavra em inglês que significa: habilidades) que você pode comprovar através de diplomas e certificações, as bagagens de estudo que você carrega em forma de conhecimento. Como palavras-chave do significado deste termo podemos citar “Conhecimento Técnico”. As Hard Skills são vistas pelos recrutadores através do seu currículo, sendo fáceis de serem localizadas e fáceis de serem comprovadas, os principais exemplos do que elas representam são: graduações, cursos, experiências, diplomas, etc.

De outra forma, as Soft Skills são as habilidades individuais de cada pessoa, são as suas capacidades de realizarem diversas tarefas e suas características pessoais. Diante disso, não podemos medir estas características através de um meio físico como um certificado / diploma, e sim, são as habilidades medidas pelo convívio, por conversas, pelas atitudes, ou seja, nas ações do dia-a-dia. Elas estão totalmente ligadas ao comportamento humano, indo mais além do que características vistas como talento, por exemplo, pois as mesmas podem ser desenvolvidas e aprimoradas.

Nota-se, portanto, a necessidade de um autoconhecimento maior para classificar suas soft skills e da mesma maneira que você necessita de um processo mais complexo para identificá-las, seus entrevistadores ou colegas de equipe também passam por um desafio maior. Diante deste fato percebe-se uma das maiores diferenças entre os dois tipos de habilidade, enquanto uma é facilmente identificada e comprovada fisicamente (hard skills), a outra demanda de um maior tempo e reconhecimento para ser vista (soft skills).

Entendendo os seus significados, pode-se compreender suas importâncias e o que elas representam para seu perfil profissional. Desta forma, nossa dica é: nunca deixe de tentar aprimorar suas habilidades, pois elas são fundamentais para seu desenvolvimento. Não se esqueça também que ambas possuem sua função, sua importância e são fundamentais. Agora que você já sabe um pouco mais sobre estes dois novos conceitos, você pode aplicá-los a sua vida profissional para continuar desenvolvendo seus conhecimentos e habilidades.



Recent Posts
bottom of page