Liderança Positiva nas Organizações
A Liderança Positiva inspira, engaja e motiva, desenvolvendo um senso de missão na busca de objetivos que alinhem valores pessoais aos da organização, focadas sempre no bem coletivo. Esse é um tema extremamente relevante, especialmente em ambientes que buscam não apenas resultados financeiros, mas também o bem-estar de seus colaboradores.
Em ambientes complexos e em rápida evolução, o líder precisa estar sempre atento para comandar a ação do seu time de forma ágil e precisa. Ao mesmo tempo que precisa saber ouvir, observar e avaliar as competências de quem forma o seu grupo de trabalho, deve estar focado no alcance de suas metas, sem deixar de considerar a saúde emocional daqueles que fazem tudo acontecer.
"Um líder positivo não é aquele que evita desafios, mas aquele que os transforma em oportunidades de crescimento para sua equipe."
Os Principais Pilares da Liderança positiva que se destacam através de boas práticas de gestão são:
Empatia: capacidade de enxergar o mundo pelo olhar do outro, entendendo as suas necessidades e sentimentos, sendo capaz de oferecer suporte emocional, especialmente em momentos desafiadores.
Confiança: não tem como confiar mais ou menos. Ou a gente confia, ou não confia. A construção de confiança não é negociável para a liderança positiva. Um líder confiável gera um ambiente onde os colaboradores se sentem seguros para expressar ideias, inovar e até cometer erros, sabendo que o aprendizado será a prioridade, promovendo assim a segurança psicológica.
Feedback constante: através de uma escuta ativa, ao invés de simplesmente corrigir ou criticar, o líder positivo oferece feedback construtivo, que não só aponta áreas de melhoria, mas também reconhece e celebra as conquistas e progressos, bem como forças e potencialidades.
Entre os benefícios de se exercer a Liderança Positiva estão a saúde emocional da equipe, o aumento da produtividade, a redução de turnover, o fortalecimento da cultura organizacional e, principalmente, a construção de ambiente saudável, que possibilite a sensação de bem-estar, tornando a empresa um local confortável de estar, ainda que existam as pressões e metas que movem o dia-a-dia.
"Um líder positivo não lidera apenas com palavras, mas com empatia e ações que inspiram."
Especialistas em Psicologia Positiva reforçam que a história demonstra que são os confiantes, os sonhadores, os realizadores e os líderes positivos que mudam o mundo. Não se trata de não ter conflitos ou problemas para resolver, mas sim lidar com isso de forma positiva, entendendo que os erros podem servir como oportunidade de desenvolvimento.
Vários estudos mostram que líderes positivos, ao promoverem um ambiente de apoio e encorajamento, ajudam a fomentar a criatividade e a inovação nas equipes. Fred Luthans, professor da Universidade de Nebraska-Lincoln, popularizou o conceito de Capital Psicológico (PsyCap), que é formado por quatro componentes: esperança, autoeficácia, resiliência e otimismo. Luthans argumenta que líderes positivos ajudam a desenvolver o capital psicológico de seus colaboradores, o que resulta em maior criatividade e inovação no ambiente organizacional.
Líderes positivos unem, ao invés de dividir. Desprendendo-se do básico conceito de falsa felicidade do trabalhador e criando, na verdade, um ambiente propício ao sucesso de todos os envolvidos, leva em consideração que sucesso pode ter significados diferentes, uma vez que as pessoas tem propósitos e objetivos distintos.
A Liderança Positiva olha para o indivíduo e atua diretamente na construção de um ambiente psicologicamente seguro. O gestor que atua dessa forma, acredita que pessoas emocionalmente saudáveis podem contribuir mais com o desempenho das organizações e com a sua própria forma de viver o mundo do trabalho.
Fazendo a gestão de clima organizacional através de pesquisas de engajamento, priorizando os relacionamentos positivos, onde as pessoas importam-se umas com as outras, incentivando uma comunicação assertiva, com transparência e clareza, onde o óbvio deve ser dito, colocamos em práticas os pilares que possibilitam a prática desse novo formato de gestão! Líderes positivos lideram com o coração! E o mundo está cheio de espaço para isso!
Tiziana Ludwig - Especialista em Psicologia Positiva e fundadora do Instituto Ludwig & Poloni de Educação, Consultoria e Carreira
Comentários