top of page

Conheça os tópicos mais comuns abordados durante uma entrevista de emprego: esteja preparado!

A fase de entrevistas trata-se de uma conversa com o intuito de verificar se o candidato possui as características e os requisitos básicos exigidos pelo cargo além do que já é constatado no currículo. Separamos os principais tópicos abordados durante uma entrevista de emprego para você estar preparado e se destacar.


Como você se descreve? Qual o seu perfil?

Esta é uma pergunta clássica e obrigatória, principalmente para abrir uma entrevista. Uma apresentação formal. A sequência de resposta mais relevante é esta: Apresente-se. Fale sobre sua formação acadêmica. Diga quais os valores em que acredita. Resuma sua experiência, com foco na vaga pretendida. Enumere fatos, conquistas, títulos, visão de longo prazo etc.


Quais são os seus objetivos?

Você está aqui por acaso ou realmente pretende fazer parte do time? Defina primeiro suas metas em curto prazo, enfatizando o porquê de ter aplicado à esta oportunidade, é uma posição que permite demonstrar suas capacidades? Depois foque nos objetivos a médio prazo, especificando atualizações profissionais, e qual o meio da busca pelo aperfeiçoamento.


Por que você saiu do emprego anterior?

Conte a sua versão, porém, lembre-se, não pega bem contar tudo o que te motivou a sair do seu último emprego. Pode focar em outros pontos, tais como novos desafios, melhor relação entre remuneração e responsabilidades, entre outros itens. Apenas deixe claro que foi uma boa experiência, mas que você deseja mudanças.


O que faz com que você fique satisfeito com seu trabalho?

Pergunta que busca investigar sua automotivação. Profissionais motivados são tidos como excelentes, pois não dependem dos outros para fazer o que lhes é pedido. Assim, não seja inflexível ou duro nas respostas, pois será fatal. Apenas explique como você age no seu dia a dia com suas tarefas, o que necessita de ferramentas e, no geral, o que faz com que se sinta uma pessoa útil e completa.


Por que deveríamos contratá-lo?

Responda de maneira simples, enfocando sua experiência nesse ramo ou função, ou a sua vontade de aprender. É importante também ser objetivo, neste caso, menos é mais.


Qual a sua pretensão salarial?

Não é errado que você pense no assunto, afinal todo bom trabalho tem que ser bem remunerado. Só não esqueça que pode existir uma grande diferença entre o que é possível e o quanto você gostaria ou precisa ganhar. Não inicie a entrevista perguntando por salário ou benefícios. Mas, também, não saia da entrevista sem esta informação.


Além das perguntas diretas, muitas empresas têm utilizado os testes psicológicos como um complemento, isso porque eles permitem que você analise mais a fundo as aptidões e a personalidade de um profissional. Dessa forma, é possível prever o quão produtivo ele pode ser e se o perfil comportamental está de acordo com a cultura e os valores da organização, não existindo certo ou errado, apenas com maior ou menor aderência à vaga.





Recent Posts
bottom of page