Conexões Positivas: um caminho possível para a felicidade e bem-estar
Vivemos em um mundo onde as conexões virtuais norteiam as nossas ações e definem a forma como nos comportamos e relacionamos. Em contrapartida, as conexões emocionais positivas podem nos conduzir pelo caminho da felicidade e bem-estar em busca de uma vida mais equilibrada, colocando em prática o nosso propósito e trazendo mais sentido para o nosso cotidiano.
Um estudo realizado em Harward que teve seu início em 1938, acompanhou a vida de centenas de pessoas ao longo de oito décadas e concluiu que quem vive mais e melhor não são as pessoas que tem sucesso na carreira, que tem mais dinheiro ou exibem uma aparência física “dentro dos padrões”, mas sim as que vivenciam mais relacionamentos positivos ao longo da vida.
Esses relacionamentos ajudam a satisfazer a necessidade humana de conexão, que é intrínseca à nossa saúde psíquica. Eles nos permitem compartilhar experiências significativas e construir uma vida com propósito. Engajar-se em interações pessoais e investir na qualidade das relações interpessoais gera benefícios recíprocos e duradouros, como maior satisfação e longevidade emocional. Assim, cultivar relacionamentos saudáveis não apenas fortalece os vínculos, mas também contribui diretamente para a felicidade e a realização individual, alinhando-se aos princípios da Psicologia Positiva de viver uma vida plena e significativa.
Algo que muitas vezes não percebemos é que os relacionamentos nos afetam inclusive fisicamente: quem nunca se sentiu “leve”, com uma sensação de alívio após uma boa conversa com um amigo? E da mesma forma perdeu o sono, literalmente, quando esteve em conflito com um colega de trabalho? Fazer um “balanço” dos nossos relacionamentos e perceber se as conexões que fazemos nos ajudam a prosperar, nos coloca no caminho certo.
A psicologia positiva, que estuda as forças e potências dos seres humanos, indica que os relacionamentos tem um impacto profundo na saúde emocional, assim como a neurociência afirma que o cérebro libera hormônios como oxitocina e dopamina quando essas conexões são positivas, gerando sentimentos como prazer e satisfação.
Segundo Martim Seligman, as emoções positivas são um indicador primordial de desenvolvimento e crescimento humano, podendo ser cultivadas para melhorar o bem-estar. Quando os indivíduos são capazes de explorar e integrar emoções positivas na sua vida diária e também nas suas perspectivas futuras, existe uma melhora no pensamento e nas ações habituais.
Nutrir amizades e relacionamentos afetivos, ter a sensação de pertencer à uma comunidade, estabelecer conexões colaborativas no trabalho fazem parte desse processo, juntamente com o autoconhecimento, que nos proporciona uma relação saudável conosco, nos permitindo ter uma compreensão de quem somos e do que nos faz bem.
Nada acontece por acaso. São as ações intencionais para fortalecer laços que nos permite desfrutar dos benefícios imensos que essas conexões positivas nos trazem. Praticar uma comunicação aberta, exercer a empatia, instituir na sua rotina atos de gentileza permite construir pontes para superar os obstáculos. E você? Que tipo de conexões tem cultivado em sua vida?
Comments