top of page

Bem-vindo ao novo normal

Com a reabertura das atividades econômicas, começaremos a perceber que existe uma oportunidade para gerentes e proprietários de empresas desenharem um novo plano de ação para saírem da atual situação e visualizarem um cenário de recuperação do fluxo do negócio, especialmente no que diz respeito a vendas.

Vivemos momentos estressantes e desanimadores nos últimos meses, por isso, buscar um novo caminho e novas perspectivas para o negócio pode ser a melhor opção para aqueles que encontram disposição e energia para enfrentar o contexto atual. Encontrar confiança e motivação não é uma tarefa fácil, mas será possível se puder gerenciar suas emoções, trazendo clareza e diminuição da sensação de confusão que por hora se apresenta.

Por um outro lado, desacelerar não deixa de ser uma possibilidade para fazer um balanço geral do negócio e traçar com confiança os novos rumos. Desenvolver um conjunto de metas manterão você e sua equipe focados e mais adaptados ao que o novo normal nos exige: resiliência, motivação e determinação.

A estratégia dos primeiros cem dias, usada por muitas empresas, é uma opção poderosa nesta primeira etapa, pois instiga os empresários a focar naquilo que realmente importa, em um período de tempo relativamente curto.

O primeiro passo dessa estratégia é avaliar com honestidade os seus resultados anteriores à crise, avaliar a produtividade da sua equipe, os indicadores de performance que estão funcionando ou não e como gostaria que estivessem formatados no futuro.

Lembre-se que você e todos da sua equipe já tiveram experiências, aprendizados e sucessos no passado. Todos já vivemos algum momento de instabilidade econômica, mudanças no mercado, abertura ou fechamento de negócio, transição de carreira e crises que pareciam intransponíveis na ocasião, embora não possam ser comparados com o cenário atual. Apesar de ser uma situação vivida sem precedentes, se você já passou por algum tipo de emergência, abertura de um novo negócio ou desaceleração sazonal, já tem por onde começar.

Existe uma riqueza de capital intelectual dentro das empresas e o momento exige habilidade para estimular as equipes em busca de soluções e inovações, com pensamentos focados nas ações de recuperação.

Pode parecer difícil ver “luz no fim do túnel” nesse momento, mas existem práticas que já funcionaram antes da pandemia e que podem continuar ajudando a manter o mínimo de equilíbrio no seu negócio. Novos parâmetros serão traçados e somente o tempo poderá fazer com que os ajustes necessários aconteçam.

Bem- vindo ao novo normal!


Recent Posts
bottom of page