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O SUPER COLABORADOR

Existe uma grande diferença entre ser um bom colaborador e um “super colaborador”. Podemos pensar que o bom colaborador é aquele que cumpre o seu papel, de forma correta, fazendo de forma eficiente o que é necessário para atingir os objetivos propostos pela empresa. É aquele que chega no horário, não falta, não apresenta atitudes que gera advertência, sejam ela escrita ou verbal, ou seja, cumpre o que foi acordado entre empregado e empregador.

O que faz o colaborador deixar de ser apenas bom no que faz para se tornar profissional excelente, na verdade, “um super colaborador”? Existem algumas características que diferenciam o “bom” do “super”.

Enquanto os bons se contentam em repetir as práticas adotadas que sempre foram utilizadas na organização, os “super” vão além. Perguntam, questionam, são excelentes ouvintes, buscando saber sobre as necessidades dos clientes, para que servem os procedimentos e como podem fazer melhor a cada dia.

Bons colaboradores não ousam algo a mais para encantar o cliente, pois são extremamente cautelosos e cuidadosos, seguindo a risca o Manual de Procedimento. Não que isso seja uma característica pouco relevante, mas, em alguns momentos, o medo de arriscar e assumir responsabilidade pode impedir uma atitude mais flexível para surpreender e encantar o cliente.

Bons colaboradores são excelentes críticos em apontar problemas, falhas na operação e nos processos internos. “Super colaboradores” são excelentes em descobrir soluções, em sugerir mudanças e se colocar à disposição do novo, do inusitado, do que ainda não foi testado. Sair da zona de conforto torna-se uma oportunidade de ser cada vez melhor.

Bons colaboradores usam bem e com frequência as frases padrão do Manual de Atendimento. “Super colaboradores” partem de um mínimo de palavras previstas, meramente repetitivas, para o incremento de um sorriso e do entusiasmo ao reportar-se ao cliente, usando as mesmas palavras de forma assertiva.

Bons colaboradores desenvolvem bem o seu trabalho, não falham, cumprem ordens e rotinas, seguem o padrão. Excelentes colaboradores enxergam diariamente a oportunidade de encantar o cliente através de suas ações. Eles não se contentam com o bom. Eles querem a perfeição.

Como transformar bons colaboradores em super colaboradores? De que forma a área de gestão de pessoas pode contribuir com o desenvolvimento dos que já são bons?

É preciso dar a esse primeiro grupo espaço para refletirem sobre suas atitudes, reforçando o que está bom e apresentando oportunidades de melhoria. O feedback pode ser uma ferramenta que possibilita a aproximação do gestor com o seu colaborador. Uma conversa franca, frequente e sincera pode fazer com o que a pessoa se conheça através da percepção do outro e possa se apresentar disposto a substituir as conhecidas formas de agir, já cristalizadas, em novas formas de atuar no seu trabalho. O fato de enaltecer o que é bom torna o colaborador confiante e reconhecido pelos seus bons feitos, estimulando que suas atitudes demonstrem não só o que a empresa espera, mas que possam ir além, em busca de melhoria contínua.


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