top of page

MOTIVOS PARA SORRIR

O que pode ser mais desagradável do que um ambiente pesado e hostil para trabalhar? É difícil dividir o local de trabalho com pessoas mal-humoradas, pessimistas e que não acreditam que as coisas podem dar certo. Cada vez mais as empresas estão valorizando os profissionais de bem com a vida. Ter uma equipe formada por colaboradores otimistas, alegres e entusiasmados faz com que as possibilidades de atingir o sucesso sejam mais evidentes.


A ideia de que, ao sair de casa, cada um deve deixar para trás seus problemas, angústias e ansiedades já não é uma verdade aceita no mundo das organizações. É sabido que o indivíduo é um só e carrega consigo toda a sua carga emocional, onde quer que esteja. Dessa forma, saber lidar com as questões do cotidiano, medindo o quanto seus sentimentos podem interferir na atuação profissional, é um exercício que pode ser desenvolvido.


Por exemplo, sofrer demais porque um imprevisto surgiu não ajuda em nada a encontrar soluções. Manter a calma e avaliar a dimensão real do problema e o impacto que ele vai ter na estratégia da empresa é a melhor alternativa para tomar uma boa decisão. Às vezes pode ser apenas “uma tempestade em um copo d’água”. Ficar de cara fechada, descontar o estresse nos colegas não é a melhor solução. Isso pode piorar o relacionamento da equipe e sobrecarregar o clima no local de trabalho. Procurar avaliar alternativas, compartilhar percepções e trocar ideias, pode aliviar a responsabilidade na tomada de uma posição. Vale lembrar que os problemas passam, mas atitudes inadequadas tomadas em virtude de um conflito podem prejudicar a imagem pessoal para sempre.


É impressionante a quantidade de pessoas que procuram viver ou expressar coisas que nada tem a ver com o que verdadeiramente sentem, necessitam e buscam. Há muita gente que não sabe o que quer, nem do que precisa realmente para sentir feliz. Pior ainda é quando também não sabe o que não quer e fica em cima do muro. A sensação não é das melhores. Sentir-se perdido, acuado, amedrontado, desmotivado, entre outros, faz parte do repertório de alguém que não consegue encontrar motivos para ver o lado bom das coisas. Crises que viram oportunidades. Desafios que denotam crescimento. Riscos que permitem ousar e experimentar coisas novas.


Shinyashiki afirma, em seu livro Louco por Viver, que as pessoas em geral não conseguem ser felizes porque têm muitos problemas. Contudo lembra que problemas não trazem infelicidade. Problemas só trarão infelicidade se deixar que eles se tornem maiores que suas motivações. Problemas todos nós temos e teremos a vida inteira. Por isso o segredo da vida é ser feliz apesar das dificuldades.


Estar disposto a encarar o dia-a-dia com entusiasmo, ainda que não pareça ter motivos para tal parece ser uma escolha sensata. Substituir pensamentos negativos por frases que impulsionam para o sucesso dá a sensação de pertencer a um grupo que busca, apesar das adversidades, encontrar motivos para sorrir. Iniciar e encerrar o dia com palavras de otimismo e prosperidade pode permitir que o que aconteça nesse período seja produtivo e prazeroso. Não custa nada tentar! É um treinamento diário. Dia após dia. Para sempre!


Recent Posts
bottom of page