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DE GRUPO A EQUIPE

Por mais solitário que pareça, o líder nunca está sozinho. Assumir um cargo de liderança, seja por mérito ou por papel desempenhado na empresa, é tarefa que desafia constantemente quem tem esse dever. Respeitando as relações hierárquicas, sejam de um lado, ou de outro, o gestor necessita encontrar espaço para colocar em prática suas ideias e crenças que possam gerar resultados.

O líder, ainda que tenha que saber identificar os desejos e anseios de cada colaborador, tem como objetivo atingir as expectativas da empresa. Precisa trabalhar a equipe como um todo, embora deva sempre buscar potencializar as competências individuais de cada um e uni-las no alcance das metas. Para isso, deve estar atento e, tomar decisões coesas, delegar de forma justa, acompanhar o trabalho, motivar e apoiar o desenvolvimento e capacitação de cada um de seus liderados.

Não existe outra saída que não seja ter o grupo consigo, ao seu lado, a serviço do alcance dos objetivos coletivos, ainda que organizacionais. Sendo esse o desejo do líder, ou seja, estabelecer uma relação segura e confiante com sua equipe, está na hora de dar os primeiros passos na estrada que leva a acreditar ser possível realizar sonhos e metas, compreendendo que ninguém pode fazer isso no seu lugar.

Para mudar daqui para frente, a primeira e mais importante etapa é aceitar a responsabilidade pela situação atual. Não me canso de dizer e, aqui reafirmo, que a equipe é o reflexo do seu líder. Está em tempo de entender o que acontece na forma de conduzir o grupo que nem sempre trilha o caminho esperado. O líder pede. Ninguém faz. O líder explica. Ninguém entende. O líder pergunta. Ninguém responde.

Não se trata de apontar culpados, mas sim de se permitir fazer diariamente uma reflexão sobre o que o grupo está querendo dizer em relação a sua postura, suas atitudes e seus apontamentos. Estudos realizados nos últimos anos mostram que culpar as pessoas reduz o desempenho e a motivação.

A maioria das pessoas lhe dá os meios para convencê-las se observar e ouvir com atenção suas colocações. Muitas vezes, não reparamos o suficiente em quem está à nossa volta. Não percebemos os sinais, sejam eles verbais ou não verbais. Para muitas pessoas, a percepção do outro simplesmente não existe. Com frequência, as coisas em que você acredita com tanta convicção são “invisíveis” para a outra parte, ou seja, não existem.

Portanto, para influenciar o grupo, que muitas vezes tem percepções diferentes de seu líder, este precisa ser claro e objetivo. A comunicação toma à frente como um dos tópicos mais importantes da relação entre o gestor e sua equipe. Se continuar hoje a fazer o que sempre fez, amanhã terá o que sempre teve. Isso é fato!

Fazer gestão de pessoas significa muito mais do que gerenciar processos e mapear procedimentos. Trata-se de um constante desafio de unir o grupo em busca de um objetivo atingível. Determine o ponto de partida, aponte o caminho, acompanhe e esteja ao lado, para poder comemorar junto à satisfação de atingir o ponto de chegada. Pense nisso!


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