top of page

COMPROMISSO COM O SUCESSO

Uma vez terminada a época das festas, férias e carnaval, não tem mais desculpa. É hora de olhar para frente e entregar-se ao ano novo. Feliz daqueles que desfrutaram de pelo menos alguns momentos de descanso, tendo a possibilidade de realizar uma limpeza na mente, deixando para trás o cansaço físico e mental acarretado ao longo do tempo. Faz parte do ciclo. Tem início, meio e fim. Início meio e fim. E assim por diante.


A sensação de começar de novo ilustra o sentimento de renovação quando o assunto é à volta ao trabalho. Assim como para os alunos a volta às aulas revela ansiedade pelo que está por vir, à volta à rotina de trabalho também pode ser desafiadora, no momento em que os profissionais se propõem a contribuir com um processo diferente e estão dispostos a alcançar o sucesso. Mas o que é isso que tanto se deseja alcançar?


Para alguns, sucesso é conseguir um emprego em determinada empresa. Para outros, é ser dono da empresa. Há os que acham que sucesso é vencer os obstáculos que surgem no caminho. No meu entendimento, ocorre que tudo isso são consequências, e não o sucesso em si. Sucesso é fazer o que se gosta, o que condiz com seus valores e sua consciência. Se estiver fazendo o que gosta, como gosta e tornando-se próspero e reconhecido por isso, então pode se considerar uma pessoa de sucesso. Se não for assim, você pode ser o responsável pela mudança.


Tenho visto por aí pessoas que não se entregam de fato ao trabalho. Permanecem espiando de fora, como que à espera de que algo externo possa mudar o seu entusiasmo lhe proporcionando prazer ao desempenhar sua função. É como se a motivação pudesse vir de fora para dentro. De fato não é bem assim. O motivo é interno. Não dá para emprestar a ninguém.


As atitudes do vencedor implicam em fazer com que ele esteja atento às oportunidades e saiba aproveitá-las. Momentos difíceis podem ser encarados como oportunidades de mostrar talento. Ser atento, curioso, cuidar que a sua reputação tenha uma imagem positiva na empresa, agir em vez de reclamar, podem ser características determinantes na condução dos relacionamentos com as outras pessoas e com as futuras conquistas.


Ter feito ontem o que poderia ter sido feito hoje, planejar estratégias, tomar iniciativa, direcionar seus esforços para atingir melhores resultados, seja de forma individual ou em equipe, garante que os obstáculos aumentem sua motivação.


É preciso agir com energia positiva, através de uma fórmula que envolve trabalhar com convicção + motivação + disposição + bom humor = entusiasmo. Entregar-se ao sucesso é ter a certeza de que alguma coisa boa está reservada para você. É saber que entusiasmo sem motivação é apenas fogo de palha. É prontificar-se a agir, usando seu impulso para ir sempre para frente. Reinventar a rotina. Dar valor ao trabalho. Kets de Vries afirma que não é o sucesso que traz entusiasmo, mas sim que o entusiasmo traz o sucesso. Já é sabido que o retorno é proporcional à entrega. Respire fundo! Entregue-se! O sucesso está logo ali!



Recent Posts
bottom of page