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BONS HÁBITOS

Só um momento, senhor, já vou atendê-lo. Por gentileza, pode passar o próximo. Sejam bem-vindos. Voltem sempre! Bom passeio. Quantas vezes essas frases são repetidas por dia, por semana, por mês e por temporada? Sem dúvida, inúmeras. Movimento, muitos visitantes, volume de trabalho exacerbado exigem resistência em dobro daqueles que trabalham com atendimento. Para garantir a saúde emocional da sua equipe, é preciso que os gestores estejam atentos as práticas que possibilitam as pessoas cruzarem essa época do ano com o menor nível de estresse possível. Mas como fazer isso? De que forma é possível ajudar as pessoas a se desgastarem menos com a árdua tarefa de encantar a todos, a cada minuto que passa?

Desenvolver bons hábitos no trabalho favorece que a energia gasta na relação atendente-cliente seja reposta de forma contínua e rotineira.

Faça as coisas de acordo com a sua ordem de importância. Para que isso ocorra, é necessário saber o que está pendente e o que já foi resolvido. Trabalhe com planejamento. Plano de ação às vezes assusta, parece formal demais. Uma lista de tarefas e atividades pode ser uma grande saída. Isso não se aplica somente às áreas administrativas ou burocráticas das empresas. Para camareiras, garçons, vendedores, atendentes, pensar previamente no que precisa ser feito garante maior agilidade e otimização do tempo. Se a listagem não for escrita, que seja mental, mas que, de alguma forma, seja organizada antecipadamente.

Ao se deparar com algum problema, resolva-o na hora. Não deixe para depois o que pode ser feito agora. O cliente reclamou, pediu, sugeriu? Se estiver ao seu alcance, busque o resultado de forma imediata. Avalie o grau de dificuldade e a sua autonomia para tomar a decisão. Aconselhe-se com quem pode lhe orientar ou chame o seu gestor para tomar conta do assunto. Não deixe o cliente, nem ninguém sem resposta. Você pode ser traído pela sua memória através de um acúmulo de informações variadas e deixar a desejar na excelência de seu desempenho.

Ao final do dia, conte os momentos bons que vivenciou e não as experiências negativas. Faça um balanço e compare o número de sorrisos e agradecimentos recebidos, com as reclamações dos clientes. Dê mais importância ao que lhe faz bem, ao que aconteceu de positivo no seu dia. Conte as alegrias e não os aborrecimentos. Valorize cada oportunidade de contato e ouça com o coração aberto os elogios, ainda que sejam discretos e sutis. Críticas sempre ocorrem e não devem ser desconsideradas. Avalie cada uma delas e filtre a informação que pode ajudar você a crescer e se desenvolver como profissional.

Procure dar o seu melhor a quem estiver a sua volta. Mantenha o espírito de grupo. Coloque-se no lugar do outro. Trate as pessoas como você gostara de ser tratado, sempre!

Tolerância, paciência, energia positiva, coleguismo, autoconfiança e motivação são ingredientes que podem facilitar o seu dia-a-dia, melhorando suas atitudes e relacionamentos. Nos momentos de tensão, inspire, expire, respire! Tudo passa. Encontre a medida certa e supere-se a cada dia, preocupando-se em ser simplesmente melhor do que você mesmo!


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