MUDAR DE NOVO

July 23, 2015

Na rapidez com que tudo vem se desenvolvendo e se transformando, as mudanças acontecem o tempo todo na vida das pessoas, tanto no aspecto pessoal quando profissional. Com as empresas não é diferente, ainda mais no cenário atual em que as organizações precisam trabalhar incansavelmente em busca de diferenciais e melhoria contínua.

Alvin Toffler afirma em seu livro “O Choque do Futuro”, que o homem tem uma capacidade biológica limitada para a mudança. Quando essa capacidade é ultrapassada, ele encontra dificuldades de lidar com as novas situações. Para evitar que esses impactos sejam os menores possíveis na equipe, podemos prestar atenção em algumas formas de trazer à tona as novidades que estão por vir.

O ano é novo e as possibilidades são muitas. Assim como estipulamos metas individuais relacionadas à saúde, vida amorosa, conquistas materiais e espirituais, as organizações também elegem novos objetivos que, para serem alcançados, precisam ser incorporados por todos.

Prestar atenção na forma de apresentar as novas propostas pode fazer a diferença.

Compartilhe a sua visão de futuro. Reúna seus colaboradores e diga o que espera de diferente na postura e forma de atuação de cada um. Defina a nova direção. Estabeleça claramente as novas regras. Não hesite em dizer o que para você parece óbvio.

Envolva as pessoas. Permita, na medida do possível, que parte da equipe afetada pela mudança ajude a identificar suas necessidades e decidam como agir com ela. Um exemplo disso pode ser a troca de endereço, a mudança de espaço físico dentro da empresa, o desligamento de um funcionário muito antigo e “aparentemente” insubstituível, o início de uma nova liderança.

As pessoas evitam ou resistem à mudança devido ao seu medo de perder alguma coisa: controle, segurança, prestígio, autoestima, liberdade, conforto, dinheiro, poder. Dê importância às preocupações de seu colaborador. O que passa pela sua cabeça? Quais são os fantasmas que assombram esse momento? Fale sobre a mudança. Explique a lógica da mudança. Especifique o papel de cada um no processo. Deixe claro o que se espera a curto, médio e longo prazo. Não dê espaço para dúvidas.

Ouça sua equipe. Reconheça seus anseios e preocupações. Responda-lhes com dados e informações seguras e transparentes. Corrija informações distorcidas que privilegiam os boatos e que circulam livremente pela “rádio-corredor”. Informe a importância do envolvimento de cada um na busca da implantação da mudança.

Possibilite que seja feita a pergunta: “o que eu vou ganhar com isso”? Demonstre que as novas diretrizes podem beneficiar a empresa e consequentemente as pessoas que a tornam viável.

Mostre seu compromisso com a mudança. Ofereça os meios para que os novos objetivos sejam alcançados. Dessa forma é mais fácil lidar com os problemas, prevendo as alterações que precisam ser feitas em toda a empresa para acomodar o novo. Mudar, mudar e mudar. Essa é uma certeza absoluta, que não tem fim. Quando tudo estiver mudado, lá vem ela, e começa tudo de novo. Felizes mudanças em 2015!

 

 

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