top of page

CONQUISTE E INSPIRE SUA EQUIPE

Nos tempos atuais, mediante a existência de uma demanda considerável de talentos indisponíveis no mercado, o líder acaba se envolvendo com as tarefas operacionais. Além de planejar estrategicamente o caminho que deve ser trilhado e indicar a direção a seguir, precisa também “viver” as rotinas da empresa. A diferença do líder que fica apenas sentado na sua sala, que não circula pelos corredores e áreas de convívio com os clientes, daquele que faz o inverso, é a possibilidade de ter contato direto com a realidade organizacional.

Para que isso possa acontecer na prática, o líder precisa ter clareza da lógica do negócio para depois eleger suas prioridades. Três. Talvez quatro. Não mais que isso. O líder que diz ter dez prioridades não sabe o que está falando, pois ele próprio não sabe quais são as coisas mais importantes a fazer. As metas claramente definidas pelo líder vão nortear a canalização da energia da equipe na busca pelos resultados esperados. Somente planejar não basta. Precisa transformar objetivos em ações.

Metas claras e simples não significam nada se ninguém as levar a sério. Nessa hora o líder precisa exercer sua influência e conquistar o comprometimento da equipe. Não é raro dedicar tempo a eleger prioridades, desenhar o planejamento, estipular metas e definir ações e, em seguida, esquecer tudo o que foi feito, permitindo que as coisas aconteçam do jeito que der.

Se você quer que as pessoas produzam resultados surpreendentes, precisa recompensá-las por isso. Muitas organizações têm vários projetos para acompanhar e medir os resultados das tarefas, a fim de poder reconhecer seus colaboradores pelos pequenos momentos de sucesso, que podem se tornar uma grande e volumosa conquista. O reconhecimento pode ser constante ou ser projetado para um determinado momento. O importante é que dê à equipe a sensação de que fizeram a diferença e que isso foi percebido pelo líder e por quem esteve ao seu redor. Medir o desempenho se torna uma forma cada vez mais justa de avaliar as habilidades das pessoas.

Para atingirem o sucesso em determinada empresa, as pessoas precisam ser orientadas e direcionadas ao caminho que devem seguir. É dessa forma que o líder obterá um resultado hoje e deixará um legado do qual poderá se orgulhar quando seguir em frente.

Desenvolver a consciência de si próprio, permite ao líder continuar crescendo. Quando você se conhece, pode se controlar. Se você exerce o autocontrole, de imediato desenvolve a autoconfiança e, tão logo deixa a sua equipe se sentir mais segura. Ser um líder que tem seu humor controlado pela “pela lua”, que muda de ideia a cada instante, que está longe de usar a inteligência emocional no seu dia-a-dia, continua estando fora de moda. Uma equipe segue o líder que admira.

Quanto mais humilde, mais possibilidade de ter sua equipe por perto, sentindo-se confortável com a presença de quem conduz o processo. Saber ouvir, admitir que não saber tudo e que pode aprender com os outros, torna-se uma característica admirada pelos grupos.

Esse aprendizado requer reflexão e mudança de comportamento. Você saberia descrever a sua essência como líder em uma palavra? Pare um pouco e permita essa reflexão. Compartilhe essa resposta com alguém. Experimente!


Recent Posts
bottom of page